fbq('track', 'ViewContent', { value: 1, currency: 'VIS', });
top of page

Invisalign: mitos e verdades

  • Foto do escritor: Kele de Cássia
    Kele de Cássia
  • 1 de abr. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 4 de jul. de 2020

Você precisa usar aparelho, mas não quer afetar a estética do seu sorriso?

Optar por um dentista com a expertise em Invisalign®, é a melhor opção para deixar os dentes alinhados e dar segurança para que você volte a sorrir sem constrangimento, mesmo durante o tratamento. Tudo dentro do indicado em Ortodontia.

Esse aparelho removível é uma alternativa discreta ao tratamento convencional, sendo constituído por alinhadores sob medida para as arcadas do paciente, que serão trocados por um novo alinhador a cada 3 a 14 dias .

Por ser praticamente invisível, e bem mais confortável e rápido do que o aparelho convencional, a técnica Invisalign® vem ganhando cada vez mais adeptos que buscam um sorriso harmônico e sem prejuízo para a estética facial.

Apesar disso, ainda tem alguns dentistas que duvidam que Invisalign® seja a melhor opção para tratar problemas ortodônticas. Para que você conheça mais sobre o tratamento e tire todas as suas dúvidas, listamos alguns mitos e verdades sobre o Invisalign®. Comece a leitura já!


O Invisalign® só consegue tratar casos simples


MITO! Assim que foi criado, em 1997, o Invisalign® não oferecia todos os recursos de hoje para o dentista e, por esse motivo, a técnica, nos primeiros 5 anos, só conseguia resolver casos mais simples de desalinhamento dentário.


No entanto, é possível atender hoje em dia com alinhadores transparentes os mesmos casos que seriam tratados com o aparelho fixo convencional, graças ao desenvolvimento tecnológico e científico da Odontologia e, principalmente, pela formação específica do ortodontista.


O aparelho é indicado somente para adultos?


MITO! A partir dos 6 anos até a terceira idade, desde que haja indicação clínica, o sistema Invisalign® pode ser usado por pacientes com problemas ortodônticos e ortopédicos. Dessa forma, o aparelho é opção viável para crianças, adolescentes e adultos.


Inclusive, nos casos em que o paciente ainda está passando pela troca de dentes, os alinhadores são feitos com uma guia de erupção, a qual auxilia a dentição a nascer no lugar correto.


Por outro lado, é preciso lembrar que, para crianças, o tratamento pode ser realizado em duas fases. O Invisalign® First dá início à intervenção e, depois, já com os dentes permanentes irrompidos, o paciente começa a utilizar o Invisalign® Comprehensive fase 2.


O aparelho não causa aftas na boca?


VERDADE! Uma das principais qualidade do método praticamente “invisível” é o conforto que traz ao paciente. O motivo é que o Invisalign® não tem pontas nem fios metálicos e se encaixa perfeitamente na dentição. Assim, você não sofrerá com as temidas aftas ou outros machucados causados normalmente pelos tratamentos com aparelho fixo tradicional.


O Invisalign® é uma opção mais higiênica?


VERDADE! Com os alinhadores feitos em material transparente, é possível melhorar a higiene bucal do paciente, já que ele consegue retirar o aparelho para se alimentar, escovar os dentes e para passar o fio dental. Além disso, você pode comer e beber qualquer coisa sem ficar com nenhum resto grudado no alinhador.

Em aparelhos fixos, no entanto, os bráquetes e fios metálicos atrapalham a higienização da boca, tornando a região mais exposta à ação de bactérias o que pode implicar, com o passar do tempo, no surgimento de cáries e doença periodontal, por exemplo.


Não é preciso utilizar contenção após o tratamento?


MITO! A contenção é uma etapa imprescindível para qualquer tratamento ortodôntico, e não seria diferente com o método Invisalign®. Sabe por que essa fase é tão crucial para o resultado harmônico? A resposta é que a contenção ajuda, dentro do possível, a manter a posição dos dentes em movimentação.



Entretanto, é possível optar entre as contenções fixas ou pelo modelo móvel, as quais são chamadas Vivera Retainers® e são confeccionadas pela empresa Align Technology®, mesma fabricante do Invisalign®.

O tempo de tratamento com o Invisalign® é maior do que com o fixo?


MITO! O tempo de tratamento tem uma correlação maior com três fatores: o planejamento feito em clínica antes da intervenção, a prática do dentista com essa técnica em específico e a disciplina do paciente.

Quando se tem essas variáveis analisadas, vemos que a literatura coloca o sistema de alinhadores Invisalign® como sendo, em média, 5.7 meses mais rápido do que o método com aparelho fixo, sem contar com o uso dos aceleradores de tratamento, como o Vpro5® ou a Micro OsteoPerfuração® da Propel Orthodontics®.


É muito caro fazer o tratamento Invisalign®?


MITO! É comum que os pacientes tenham dúvida a respeito do valor de cada tratamento odontológico, mas não se sustenta a afirmação sobre o Invisalign® custar caro, principalmente quando se coloca na ponta do lápis o conforto, a segurança e a rapidez que a técnica traz para a pessoa.

Dependendo do dentista, do seu conhecimento e experiência com o sistema, o método tem custo compatível com aparelhos ortodônticos fixos estéticos ou até mais barato . O Invisalign® deve ser opção para quem deseja corrigir desvios orto-faciais em menos tempo e, o melhor, sem prejudicar a aparência do rosto. Com o sistema Invisalign®, a dor é BEM menor do que com o aparelho fixo.


O método “invisível” é igual em todos os consultórios?


MITO! O tratamento com alinhadores transparentes demanda um diagnóstico rigoroso e um planejamento detalhado para conseguir harmonizar o sorriso do paciente, já que inclui uma espécie de moldeira feita sob medida para o caso clínico apresentado e com periódica troca.

Assim, apesar de o sistema Invisalign® ser reconhecido em todo mundo pela alta taxa de satisfação em tratamento odontológico, a técnica, por si só, não é garantia de que seus problemas ortodônticos serão sanados. Para obter um resultado satisfatório, é preciso procurar profissionais capacitados e contar com sua dedicação, expertise e acompanhamento.


O alinhador amarela com o tempo?


VERDADE! O dispositivo ortodôntico fica amarelado com a ação do algumas bebidas com forte pigmentação. Dessa forma, líquidos como café, vinho e chá podem comprometer não apenas o tratamento, manchando a peça, mas também a sua dentição permanente. Ainda bem que Invisalign® é móvel e deve ser removido no momento de comer, beber bebidas com corantes e para escovar os dentes normalmente.


O Invisalign® é colocado apenas por dentistas credenciados?


VERDADE! É preciso destacar que o dentista apto para realizar tratamento Invisalign® deve ter estudo e experiência complementar ao que aprendeu na faculdade e nos cursos de Ortodontia. Caso o profissional não seja credenciado, ele não poderá lhe dar as garantias de meio que você precisa para ter aumentar as chances de uma saúde bucal e com êxito nessa intervenção.


CEO Odontologia Especializada |EPAO 1885, RTCD

Dr. Kelen de Cássia Silva | CROMG 26401


Comments


bottom of page